Blog

Back to Blog

SEGURO OU PREVENTIVO JURÍDICO? QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O MÉDICO?

A possibilidade de judicialização preocupa constantemente muitos profissionais da área da saúde. Basta observarmos na mídia atualmente o crescimento constante pela procura judicial em face de médicos, dentistas, esteticistas etc. Dessa forma, é muito importante criarmos um debate sério para que as soluções disponíveis sejam divulgadas e entendidas com clareza.

Dentre as opções encontradas no mercado, vamos conhecer as principais: o Seguro Jurídico e o Preventivo Jurídico. Abaixo iremos responder as questões mais importantes envolvendo essas duas alternativas e seus mais relevantes prós e contras.

 

Seguro

O Seguro garante que, em caso de ajuizamento de uma ação, o médico, dentista ou profissional da área de saúde, esteja respaldado financeira e juridicamente. Pela lei, estando certo ou não, o profissional ficaria responsável pelas custas da defesa, e estando segurado, qualquer custa, seja uma indenização, as custas da defesa ou acordos está coberto pela apólice.

Grande parte das ações ajuizadas em face de profissionais da área da saúde não são embasadas. Os pacientes acreditam ter a lei a seu favor, mas em sua maioria, estão equivocados. Porém, mesmo que não haja culpa, há a necessidade de se contratar um advogado, contratar peritos (em muitas ocasiões, mais de uma vez), enfim, arcar com uma infinidade de custas que geram um prejuízo enorme para o profissional.

Além da cobertura judicial, o seguro também cobre despesas emergenciais especificas. Por exemplo: imagine que uma mulher grávida entre em trabalho de parto durante uma consulta com o Dentista. Ele precisará chamar uma ambulância para realizar o atendimento emergencial da paciente, encaminhá-la para um hospital. Os custos gerados por esse atendimento poderão ser cobertas pela apólice do Seguro. Mas lembrem-se, não são todos os seguros que cobrem casos emergenciais como este no exemplo, consulte seu advogado e seu corretor para entender melhor sobre sua apólice.

 

Preventivo Jurídico

Já o Preventivo Jurídico possui uma abordagem distinta. Diferente do Seguro de responsabilidade civil, ele atua preventivamente para que a judicialização não ocorra. É feito um acompanhamento constante junto ao profissional para que problemas críticos sejam evitados.

Possuindo uma assessoria adequada, o profissional terá assistência durante casos que possam gerar alguma ação judicial futura de modo a evitar que ela ocorra, casos em que, sem acompanhamento, o desfecho processual seria certo. Além disso, o profissional poderá contar com a intervenção preventiva na solução de conflitos com clientes insatisfeitos.

Como escolher?

Um aspecto que deve ser levado em conta é que, o seguro, apesar de cobrir despesas, não impede possíveis sanções e penalidades junto ao CRM, CRO, entre outros órgãos. Em contrapartida, uma assistência jurídica preventiva, consultiva te auxiliará em todo processo de treinamento e acompanhamento para blindar de situações que possam ocorrer no dia a dia, mas caso seja inevitável ter de enfrentar uma ação judicial, possíveis indenizações e custas estarão por conta do Profissional. Contudo ele passará por todo esse processo sendo amparado por uma equipe de qualidade que visará minimizar os danos possíveis dessa ação.

Qual a melhor opção?

É muito importante considerar o seu perfil e do seu negócio no momento da escolha de seu suporte jurídico. Leve em consideração, também, o perfil de seus pacientes, a quantidades de profissionais que estarão sendo amparados caso a cobertura seja para uma clínica, entre outros aspectos.

O mais importante é que haja uma cobertura. Dado o crescimento meteórico nas ações contra profissionais da saúde, havendo ou não um erro por parte do profissional, é vital que haja assistência jurídica, seja ela por meio de uma equipe preventiva ou através de uma seguradora do ramo.

Hoje, existem melhoras formas de estar blindado juridicamente com consultoria preventiva e estando segurado, cabe um assessoramento de um profissional de gestão de risco que avaliará seu perfil e te propor soluções para seu perfil.

Quer conhecer como funciona? Então click em nosso whatsapp ou em nosso formulário de contato e agende uma reunião. 

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog