Blog

Back to Blog

PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE MÉDICOS: SAIBA COMO COMEÇAR

Uma boa gestão financeira é primordial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Isso não é diferente com clínicas médicas, consultórios e hospitais. O planejamento financeiro de médicos é imprescindível para que o orçamento feche no positivo ao fim do mês.

Para os médicos que estão iniciando o próprio negócio é essencial saber como efetuar esse planejamento e quais passos seguir. Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Acompanhe:

 

A importância do planejamento financeiro de médicos?

Primeiramente precisamos entender o conceito básico de planejamento financeira, que nada mais é que uma estratégia para tomar decisões financeiras. Isso pode ser feito com o auxílio de ferramentas, que facilitam o controle sobre os gastos e as receitas.

É preciso entender que esse planejamento não pode ser algo ocasional, mas sim uma rotina em sua vida profissional e também pessoal. De nada adianta criar todo um cronograma e abandoná-lo na metade do ano.

Para que sua clínica médica dê resultados é essencial que o planejamento seja feito de forma antecipada e seja seguido durante todo o ano. Afinal de contas, os impactos de uma gestão financeira malfeita podem gerar diversos problemas para as instituições de saúde.

 

Como iniciar o planejamento financeiro para a área médica?

A correria do dia a dia e os plantões intermináveis podem fazer com que os médicos não pensem nas questões mais burocráticas do negócio. Mas saber lidar com o dinheiro é imprescindível para que o negócio funcione de maneira adequada. Por isso, veja algumas dicas de como iniciar o planejamento financeiro de médicos:

 

Pessoas especializadas

Todas as questões que não envolvam conhecimento médico podem ser resolvidas por pessoas especializadas. A parte burocrática que envolve o pagamento de tributos e declaração de imposto de renda, por exemplo, deve ser de responsabilidade de um contador.

O ideal é que o médico se preocupe apenas com a parte mais importante de sua rotina: cuidar dos pacientes.

 

Tecnologia

Hoje a tecnologia permite que as empresas possam cuidar de suas finanças de forma muito mais fácil. Um software de gestão financeira pode ser um bom auxílio para facilitar a rotina de um consultório médico.

Uma das grandes vantagens desse tipo de sistema é a otimização do tempo. Além disso, os erros acabam se tornando cada vez mais raros.

 

Fluxo de caixa

Ter controle de toda sua receita e de todas as suas despesas é essencial para garantir uma boa lucratividade. Afinal, apenas dessa forma é possível entender se a empresa está dando bons resultados ou não.

O fluxo de caixa registra todos os valores que entram na clínica e todas as contas a serem pagas. Com isso é possível definir o que pode ser reduzido ou até mesmo cortado para gerar uma economia.

 

Contas separadas

Muitos empreendedores tem o costume de misturar as finanças pessoais e as da empresa. Mas essa é uma prática equivocada e que pode trazer muitos problemas. O ideal é ter as contas separadas e não utilizar dinheiro pessoal para pagamento de despesas da clínica e vice-versa.

Dica: tenha uma conta corrente para Pessoa Jurídica e, se possível, adquira um cartão corporativo.

Gostou deste artigo? Para saber mais acesse o nosso site e entre em contato conosco.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog