Blog

Back to Blog

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE RISCO NA ÁREA DA SAÚDE

Toda pessoa é passível de cometer erros em suas relações, em seu trabalho e em sua vida pessoal como um todo, pois a falha faz parte da nossa condição de aprendizado enquanto seres humanos.

No entanto, quando falamos de erros cometidos na área da saúde em geral, estamos falando da presença de perigo e de risco à vida de outras pessoas, aquelas que deveriam estar sendo cuidadas.

Nesse sentido, o gerenciamento de risco é uma estratégia essencial para qualquer empresa de saúde, pois visa reduzir a probabilidade de erros por meio de medidas de controle e prevenção de riscos. Dessa forma, a gestão de risco é fundamental para que toda clínica ou empresa da saúde faça controle dos perigos presentes em suas atividades e que podem ameaçar a vida de seus pacientes.

Foi pensando na importância da gestão de risco na área da saúde que separamos nesse post algumas informações sobre quais os seus objetivos e benefícios e quais os passos necessários para ter uma gestão de risco efetiva.

Confira a seguir!

 

QUAIS OS OBJETIVOS DO GERENCIAMENTO DE RISCOS?

O gerenciamento de riscos possui diversos objetivos a serem atingidos para que possam se tornar benefícios, tanto para a empresa quanto para seus clientes. O principal objetivo da gestão de risco é a redução e eliminação de erros, com o consequente aumento da qualidade do serviço prestado. Outro objetivo importante é a prevenção e redução de processos jurídicos sofridos pela empresa, bem como pedidos de indenizações.

Além disso, a gestão de risco visa também fortalecer a marca da empresa no mercado, gerar uma produtividade mais eficiente, captar mais clientes, promover uma redução de custos e, assim, gerar maior lucro para a empresa.

Portanto, a gestão de riscos na área da saúde oferece diversos objetivos a serem alcançados e, também, diversos benefícios. Os mencionados acima são apenas alguns deles.

 

QUAIS OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR O GERENCIAMENTO DE RISCO?

Agora que você já sabe o que é gestão de risco e quais os seus objetivos e benefícios, é preciso saber como realizá-la de forma efetiva.

O primeiro passo é diagnosticar e mapear os riscos presentes no serviço prestado pela sua empresa. Dessa forma, é possível identificar qual setor precisará de maior atenção de cuidado e prevenção.

O segundo passo é delinear soluções para os riscos identificados, para que assim seja possível diminuir as probabilidades de erros e aumentar, consequentemente, a segurança do ambiente.

Por fim, é preciso implementar e executar as soluções que foram delineadas no passo anterior, sendo necessária a reestruturação de alguns processos internos para que, então, possa ser criada a cultura de gerenciamento de riscos.

É importante salientar que a gestão de risco deve abranger todas as pessoas da organização, desde colaboradores até alta gestão, pois somente com o envolvimento de todos será possível estabelecer uma cultura de gestão de risco efetiva.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog