Blog

Back to Blog

7 PROBLEMAS QUE A LENTE DE CONTATO DENTAL QUE PODEM TRAZER PROCESSOS JUDICIAIS


O uso de lente de contato dental são procedimentos amplamente procurados por quem quer dar uma repaginada no sorriso. São tratamentos sofisticados que requerem muita perícia por parte do profissional dentista.

É um tratamento que promove muitas vantagens ao paciente, no que se refere a uma boa aparência dos dentes, mas também podem acontecer dissabores. Iremos abordar neste artigo alguns dos principais problemas que podem ocorrer nestes casos, que pode inclusive trazer processos judiciais.

Como funciona o tratamento com lentes de contato dental


A técnica do uso de lentes de contato dental é uma forma de cobrir a superfície dos dentes com facetas em porcelanas.

Este procedimento traz algumas desvantagem como por exemplo a necessita de desgastar a superfície dentária para que seja realizado, o que afeta os dentes saudáveis caso paciente possua dentes bem posicionados e apenas procure o tratamento para cobrir problemas de restaurações antigas e desgastadas, cores de dentes irregulares ou escurecimento dos dentes.

Isso torna o tratamento complexo e com irreversibilidade, ocasionado problemas para o paciente e para o cirurgião dentista.

Para quem não é indicado o tratamento


Como todo procedimento médico, este tratamento requer cuidados e pode sim, ocorrer erros por falta de planejamento ou pelo paciente possuir dentes mal posicionados.

Para estes, não seria indicado, pois neste caso, teria que haver um desgaste maior dos dentes, o que pode ocasionar diversos transtornos, e não teria possibilidade de reversibilidade – o que poderia chegar ao ponto do profissional de odontologia ser até processado pelo paciente.

Vejamos 7 problemas que podem ocorrer neste tratamento e requerem total atenção, tanto do paciente, quanto do dentista.

7 problemas que podem aparecer no tratamento com facetas de porcelana

1. Dentes mal adaptados

Embora seja um procedimento seguro, é preciso antes de tudo, uma avaliação odontológica e endodôntica, para que a sequência do procedimento possa ser perfeita e para que as facetas fiquem bem adaptadas ao paciente.

Caso isso não seja respeitado, ocorre o risco de as lentes de contato ficar mal adaptadas, podendo causar problemas como inflamações e até mesmo abcessos nas gengivas, bem como infiltrações e cáries nas lentes.

2. Infiltrações e cáries nos dentes e nas lentes

Essas infiltrações são resultado do que foi explicado no ponto anterior. Este problema pode ocorrer nas bordas das lentes, acumulando placas bacterianas devido à má higiene bucal ou falhas no cimento que foi utilizado no procedimento.

3. Dentes fraturados

Embora as lentes de contato dental sejam tão resistentes como os dentes, quando mal colocadas pode ocorrer de se quebrarem devido ao planejamento inadequado da técnica, que ocasionam uma pressão mecânica a mais nas facetas devido a mastigação, causando fraturas.

4. Resultado insatisfatório

Há uma frustração com o resultado final do procedimento que é muito comum entre as reclamações dos pacientes mal adaptados.

Quando utilizadas em pacientes compatíveis, o resultado pode ser excelente, mas quando usadas naqueles a quem o procedimento não é indicado, pode-se evidenciar falhas, devido às cores irregulares nos dentes e na espessura das lentes, causando insatisfação.

5. Dentes amarelados e sem brilho

Um problema que pode ocorrer com o tempo é o amarelamento e a perda de brilho. Este fator é importante, pois pode tanto aumentar quanto diminuir os anos de durabilidade das lentes, na questão estética.

6. Imperícia do profissional

Há casos em que o cirurgião-dentista pode prestar um serviço malfeito ou não corresponder com as expectativas devido a sua qualificação ou aptidão para realizar o procedimento.

O resultado de um mau trabalho são dores severas e danos à saúde do paciente, podendo em alguns casos ocorrer a impossibilidade da correção da intervenção ou não poder realizar novas tentativas.

7. Pode ser necessário um grande desgaste dos dentes

Conforme já explanado, é fundamental o conhecimento da técnica pelos pacientes na colocação das lentes de contato dentárias. Muitas vezes poderá ocorrer de precisar fazer grandes desgastes nos dentes e na sua estrutura.

Assim, é importante procurar um profissional experiente e competente neste tipo de serviço, pois é um caminho sem volta.

Problemas jurídicos referentes a este tipo de procedimento

O Direito Odontológico é uma ramificação do Direito que trata da fiscalização do exercício da odontologia, que envolve muita responsabilidade.

Muitas vezes a justiça pode ser acionada, devido a erros médicos e odontológicos que podem causar grandes prejuízos ao paciente, tanto de ordem estética, quanto de saúde.

Segundo pesquisas recentes, existe um grande número de denúncias, cerca de 30% a 200%, a respeito deste tipo de procedimento com lentes de contato, gerando processos judiciais contra dentistas relacionados com imperícias.

Ações judiciais são muito comuns nesta questão e precisam, certamente, de respaldo de um advogado.

O uso de lentes de contato dental é um procedimento que deve ser levado a sério. Diante do que foi apresentado, é importante procurar por profissionais capacitados que demonstrem ética e cuidados durante o planejamento deste procedimento. Só assim será possível a sua realização se danos irreversíveis ao paciente.

Esta informação foi útil a você, profissional de odontologia? Gostaria de saber mais sobre como planejar bem este procedimento para seus pacientes? Então, entre em contato conosco.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog