Blog

Back to Blog

CONHEÇA 6 FORMAS QUE UM ADVOGADO PODE AJUDAR MÉDICOS E DENTISTAS

O direito é uma área muito ampla e que possui uma série de especialidades. Profissionais de diversos segmentos precisam ter acesso a um advogado, que pode contribuir de muitas formas. Com os profissionais da saúde não é diferente, pois médicos e dentistas precisam ter uma boa assessoria jurídica.

Neste artigo vamos falar a respeito de como um advogado pode contribuir com esses profissionais. Acompanhe.

 

Por que é importante a assessoria jurídica para médicos e dentistas?

O número de processos judiciais contra profissionais da saúde tem crescido consideravelmente. Dessa forma, a procura por uma boa assessoria jurídica tem seguido o mesmo caminho.

Aqueles que não procuram o auxílio adequado podem ficar em uma situação mais delicada. Por esse motivo, consideramos que o ideal é optar por medidas de prevenção de processos. Em resumo, o mais indicado seria contar com uma boa gestão de risco jurídico.

 

Médicos e dentistas precisam ter mais conhecimento sobre direito

A relação entre médicos/dentistas e pacientes faz com que esses profissionais precisem estar atentos a todas as questões que envolvem a ética, que suas profissões exigem. Tendo mais conhecimento sobre o direito especializado, o profissional diminui muito as chances de cometer algum erro que possa lhe trazer problemas futuros.

Atualmente, segundo pesquisas, os motivos mais comuns para processos contra médicos e dentistas, têm sido por questões estéticas ou erros médicos em geral.

Na parte de estética, os dentistas acabam sofrendo um pouco mais, pois os pacientes podem reclamar de não terem obtido o resultado desejado, durante algum procedimento odontológico. Já no caso dos médicos, a reclamação pode ocorrer pelo paciente indicar que o profissional possa ter sido negligente.

 

Situações em que o advogado auxilia os médicos

Um bom advogado vai auxiliar o médico com questões documentais, tais como: contratos e termo de consentimento. Além disso, vai ajudar para que o médico tenha conhecimento de todo o Código de Ética, que sua profissão exige.

Como já citamos, em questões de prevenção, o advogado vai colaborar para que se evitem sindicâncias, processos administrativos, criminais ou civis. De forma geral, ele será importante para guiar o médico e fazer com que sua conduta seja a mais transparente possível.

 

Situações em que o advogado auxilia os dentistas

Assim como no caso dos médicos, os dentistas terão ajuda com questões documentais. Além de obter todo o direcionamento a fim de evitar possíveis abusos de direito de seus pacientes. Assim, os processos se tornam cada vez mais escassos.

 

Outras funções do advogado de médicos e dentistas

As funções citadas acima fazem parte da consultoria jurídica. Mas o advogado presta serviço de outras formas também. Veja:

• Elaboração de contrato para cirurgias;
• Elaboração de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
• Defesa em caso de processos ou denúncias no CRM (médicos);
• Defesa em caso de processos ou denúncias no CRO (dentistas);
• Defesa em sindicâncias (CRM/CRO);
• Recursos nos Conselhos;
• Defesa em Processo Judicial de Erro Médico.

De forma geral, o advogado possui uma série de funções que são de suma importância para profissionais de saúde.

Gostou desse artigo? Para saber mais, veja outros artigos relacionados ao tema ou entre em contato conosco.

Compartilhar esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to Blog